O design é uma forma de comunicar através de imagens e outros elementos visuais. Desde muito cedo a comunicação é feita de um modo visual. A título de exemplo temos as pinturas rupestres, que representam momentos do cotidiano da população daquela época; ou os hieróglifos egípcios, que eram uma espécie de desenhos através dos quais esse povo passava as suas mensagens. Mesmo hoje em dia é possível ter uma conversa através de emojis.
O papel do design gráfico
O design está em tudo o que nos rodeia. E no design tudo comunica: as cores, o tipo de letra, o posicionamento das imagens, entre outros elementos. Os seres humanos são muito visuais, processam mais rápido imagens do que palavras. Este fator é o que faz dos logotipos das marcas um elemento tão importante, porque permitem identificá-las de imediato, mesmo sem a presença de qualquer designação. Muitas vezes, antes de sabermos o nome das marcas, já as associamos a um símbolo.
Para as marcas, o design tem imensas vantagens:
Ajuda a passar uma mensagem
- Ajuda a dar vida a um conceito
- É um ponto de diferenciação em relação à concorrência
- Aumenta a competitividade no mercado
- É visto como um sinal de modernidade, inovação e profissionalismo
- Permite que a marca evolua e se adapte às necessidades atuais
- Permite chegar a novos públicos e novos mercados
A importância da primeira impressão
Só há uma oportunidade de criar uma boa primeira impressão, e o design tem um papel fundamental para que a marca tenha sucesso nesse primeiro contato. É inevitável que o público crie uma opinião sobre a marca em segundos, por isso não pode ser deixada qualquer margem para dúvidas.
O lado positivo é que quando uma marca causa uma boa impressão também não é fácil mudar a opinião do público, já os convenceu. Porque mais importante do que criar uma boa impressão é criar uma impressão que persista.
A forma como o público percebe visualmente uma marca pode ser um fator decisivo entre fazer ou não fazer uma compra. As pessoas querem comprar marcas com as quais se identificam e com as quais partilham os mesmos valores. Uma cor mal aplicada ou uma imagem inadequada podem afastar potenciais clientes.
A importância do design para a identidade visual das marcas
A identidade visual das marcas é o que as torna únicas e lhes permite distinguir-se no meio da concorrência. Mas, sem um trabalho de design as marcas não teriam uma identidade definida.
Cada marca tem um logotipo que a identifica, mesmo na ausência da sua designação. O tom também faz parte da identidade da marca e é definido através de cores, por exemplo. Porque diferentes cores provocam diferentes sentimentos no público e podem ter um mood mais divertido ou mais sério. Às cores podemos também juntar o tipo de fonte.
Há outros elementos que também identificam as marcas, mas muitos deles só o fazem devido ao trabalho de um designer. É o caso do carro de uma empresa, identificado com a imagem da marca, bem como formas de entrar em contato. Sem a presença do design, o carro da empresa seria só mais um carro, sem qualquer associação a nenhuma marca.
Uma imagem vale mais do que mil palavras
Este é um ditado muito conhecido, mas é muito mais que isso. Uma imagem sobressai mais que um texto e transmite emoções e mensagens ao público.
Na maior parte das vezes, uma imagem consegue passar uma mensagem de forma mais rápida do que um texto. Mesmo que tenha texto e imagem juntos, a imagem é analisada primeiro, só depois é lido o texto.
Tome como exemplo o logotipo da Apple: não tem qualquer linha de texto, mas nós sabemos exatamente do que se trata quando o vemos.
Cada vez mais o design é imprescindível para as marcas. Lembre-se que um projeto mal feito vai ter consequências a longo prazo na imagem geral da marca. Por isso é fundamental que deixe esse trabalho na mão de profissionais. Precisando, conte com a gente!